Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Método prático para produção de polímeros condutores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/02/2003


Cadeias de moléculas, conhecidas como polímeros condutores, são materiais versáteis que podem funcionar como circuitos eletrônicos. O uso potencial desses polímeros vai desde telas para computadores, painéis solares até sensores e transistores. A descoberta desse material rendeu o Prêmio Nobel em Química para três cientistas.

Mas construir dispositivos reais e úteis a partir dos polímeros condutores requer um grau de manipulação química difícil e complicado. Agora o professor Luke Hanley, da Universidade de Illinois (Estados Unidos) descobriu um método que resolve esse problema.

O Dr. Hanley e seus alunos de doutoramento Sanja Tepavcevic e Yongsoo Choi, desenvolveram um método de crescimento de polímeros condutores, que eles batizaram de Polimerização de superfície por deposição assistida por íons. descrição do novo método será publicada no número de 5 de Março da revista da American Chemical Society.

"Trata-se de uma polimerização, ou conexão química, de pequenas moléculas sobre uma superfície, para formar uma grande molécula. Isto ocorre por um processo de deposição íon-assistido," disse Hanley. "Basicamente, funciona a partir de uma superfície sobre a qual se deseja crescer um filme finíssimo. Você coloca-a em uma câmera de vácuo, retira todo o ar e, simultaneamente, deposita íons carregados sobre a superfície e vaporiza moléculas neutras sobre ela. Estes íons e as moléculas neutras se juntam na superfície e formam um filme polimérico contínuo. Nós mostramos que podemos controlar a química e o formato da superfície em escala nanométrica," acrescenta ele. "Isso permite que você controle o que será esse filme em escala sub-nanométrica."

A descoberta é mais uma ferramenta que poderá permitir a produção de dispositivos reais e práticos, a partir dos polímeros condutores. Os pesquisadores estão tão otimistas com seu método que acreditam ser capazes de descobrir novos materiais a partir de sua aplicação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Microeletrônica

Mais tópicos