Meio ambiente

Lab-on-a-chip detecta água contaminada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/03/2003

Lab-on-a-chip detecta água contaminada

Cientistas anunciaram a criação de um novo microlaboratório ("lab-on-a-chip") altamente sensível e barato, que pode detectar, em segundos, minúsculas quantidades de tóxicos na água contaminada.

O microdispositivo é um sistema de análise química e bioquímica que monitora a resposta natural de células bacterianas no interior de seus canais microscópicos. Na presença de certos produtos químicos, as células liberam grandes quantidades de potássio, o qual é detectado por um sensor ótico que muda de cor. O protótipo foi demonstrado como parte de um novo sistema para detectação de poluentes industriais. Ainda em fase inicial de desenvolvimento, o equipamento é voltado para estações de tratamento de água e esgoto, mas poderá ter também aplicações domésticas. No lado industrial, ele poderá ser utilizado para limpeza de água contaminada por processos industriais, fazendo seu tratamento para reaproveitamento ou para devolução ao meio-ambiente.

Sensores baseados em células são alvo de grande interesse atualmente porque podem responder rapidamente a uma ampla variedade de elementos químicos tóxicos. O novo equipamento tem uma configuração inovadora na qual, através de lasers, são criados minúsculos pontos de ancoragem que agem como peneiras, auxiliando na fixação das células.

Embora esse tipo de teste químico possa ser feito por outros meios, um "lab-on-a-chip" é mais sensível em virtude da alta taxa volume/superfície analisada, além de ser mais rápido em razão da perfeita justaposição de células e produtos químicos. Além disso, o "lab-on-a-chip" consome menos reagentes e menos material de amostra e pode ser utilizado em uma rede distribuída de sensores para fornecer testes de campo em tempo real. O dispositivo foi construído com a colaboração de cientistas do National Institute of Standards and Technology (NIST) e da Universidade Politécnica da Virgínia (Estados Unidos).