Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Descoberta nova fase do elemento Carbono

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/12/2003

Descoberta nova fase do elemento Carbono

Um grupo de cientistas norte-americanos, trabalhando no National Synchrotron Light Source (NSLS), descobriu uma nova fase do elemento Carbono.

Trata-se de um grafite comprimido superduro. "A nova fase é muito dura, ela realmente deixou uma marca sobre o diamante," explicou Chi-chang Kao, um dos membros da equipe chefiada pelo Dr. Wendy L. Mao.

Utilizando um novo método batizado de espalhamento inelástico de raios-X, os pesquisadores estudavam a forma como o carbono se une em "folhas" de grafite sob pressões extremamente altas em uma bigorna de diamante, um equipamento que utiliza faces polidas de diamante para aplicar pressão sobre uma amostra. Atualmente, as pressões atingidas nas bigornas de diamante podem atingir níveis que se aproximam daquelas verificadas no centro da Terra.

No experimento, um feixe de raios-X foi focalizado sobre a amostra na bigorna de diamante através de uma gaxeta de berílio, que é transparente para os raios-X.

A energia dos raios-X foi então analisada em resolução muito alta, utilizando cristais ópticos. Foi graças a essa capacidade de efetuar medições de espalhamento inelástico de raios-X que os pesquisadores foram capazes de revelar os detalhes das alterações das ligações químicas do carbono sob alta pressão.

Grafite torcido

O método permite que os pesquisadores distingam e quantifiquem diferentes tipos de ligações de carbono no interior da amostra.

Com essa nova informação, eles puderam mostrar de forma conclusiva que a estrutura do grafite sob alta pressão não é diamante hexagonal, uma forma de carbono intermediário entre o grafite e o carbono em termos de dureza. O que os cientistas encontraram de fato foi uma nova estrutura torcida, parecida com o grafite.

Agora eles planejam utilizar o novo método para estudar outros elementos, abrindo caminho para a criação de novas estruturas como os nanotubos ou as "buckballs".

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanotubos
  • Cerâmicas
  • Compósitos
  • Diamantes

Mais tópicos