Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Penas de galinha são transformadas em plástico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/04/2005

Penas de galinha são transformadas em plástico

Pesquisadores do Serviço de Pesquisas Agrícolas, uma espécie de EMBRAPA dos Estados Unidos, desenvolveram uma forma para transformar penas de galinha em plástico. Hoje, após o abate das aves, as penas não têm qualquer serventia e são descartadas como lixo.

O processo de transformação de penas em plástico utiliza equipamentos- padrão da indústria. O plástico resultante possui propriedades muito similares ao plástico originado do petróleo, podendo ser processado em extrusoras comuns. Suas características são semelhantes ao polietileno e ao polipropileno.

Além de poderem ser utilizados em embalagens, o plástico derivado das penas é biodegradável.

Os cientistas Walter Schmidt e Justin Barone, responsáveis pela descoberta e detentores de um pedido de patente para a tecnologia, já haviam desenvolvido um meio de adicionar as penas ao plástico, gerando um material compósito. As fibras das penas reforçam o plástico, dando-lhe maior resistência e diminuindo seu peso.

Atualmente, os aditivos e as cargas utilizados pela indústria do plástico representam uma adição significativa, por exemplo, ao peso dos automóveis. Além de auxiliar na diminuição desse peso, a nova técnica poderá resolver um problema ambiental significativo, evitando o descarte das penas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Compósitos
  • Cerâmicas
  • Biotecnologia

Mais tópicos