Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo amaciante tira 20% a mais de água das roupas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/08/2005

Novo amaciante tira 20pc a mais de água das roupas

Engenheiros da Universidade da Flórida, Estados Unidos, criaram um novo composto químico que força a saída de até 20 por cento a mais de água das roupas durante o ciclo de centrifugação da máquina de lavar. Como resultado, as roupas secam mais rapidamente, consumindo menos energia nas máquinas de secar ou simplesmente otimizando o trabalho das donas de casa.

"Esta é uma pesquisa muito conveniente e econômica para os consumidores," afirma Dinesh Shah, que acaba de publicar um artigo sobre a descoberta, juntamente com seu aluno Daniel Carter, no periódico Langmuir. A Universidade requisitou uma patente para o invento, cuja pesquisa foi financiada pela empresa Procter & Gamble.

A chave da descoberta está no fato de que os espaços entre as minúsculas fibras que compõem os tecidos contêm túbulos microscópicos, que retêm água, presa apenas pela tensão superficial. A partir daí os cientistas pesquisaram um composto que diminuísse a tensão superficial da água, facilitando sua liberação.

Uma mistura de um detergente comum e de um "amaciante", na proporção de cinco partes de detergente e uma parte do novo amaciante, colocado na máquina de lavar antes do início do ciclo de centrifugação, faz com que saia 20 por cento a mais de água do que sem o acréscimo da mistura.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos