Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Nova ferramenta mede efeitos exóticos de cores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/11/2005

Nova ferramenta mede efeitos exóticos de cores

Cores sólidas já são coisas do passado. Efeitos visuais complexos, como perolizado, translucência, irisdescência e cintilação, já ajudam a vender milhares de produtos, incluindo carros, cosméticos e fármacos, apenas para citar alguns exemplos.

As superfícies e revestimentos exóticos desses novos produtos podem parecer diferentes, dependendo da iluminação ou do ângulo com que são visualizados. O problema é que, ao contrário das cores básicas, não é fácil caracterizar precisamente cada um desses efeitos.

Agora, cientistas do Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia, dos Estados Unidos, criaram um novo instrumento que permite a medição rápida e precisa dessas propriedades visuais, que poderá ajudar as empresas a calibrar seus próprios equipamentos de fabricação e atingir um melhor controle da qualidade.

Chamado de gonioespectrômetro, o novo equipamento mede automaticamente a cor da luz refletida por uma superfície, assim como sua dependência das direções de iluminação e visualização. A pesquisa foi publicada no Proceedings of SPIE, Optics and Photonics 2005.

Com a ajuda do gonioespectrômetro, os cientistas esperam criar uma base de dados de medições de diferentes materiais, que poderá ser utilizada para a modelagem de superfícies que possuam efeitos visuais complexos. A pesquisa é parte de um projeto que busca determinar a configuração mínima de iluminação e geometrias de visualização para se caracterizar com precisão a cor percebida de um objeto.

O gonioespectrômetro, que funciona no interior de uma sala limpa, ilumina a amostra com diversos comprimentos de onda da luz visível, de 360 nanômetros a 780 nanômetros, em intervalos de apenas 5 nanômetros. A amostra e o detector são girados ao longo de três eixos, permitindo a iluminação e a visualização em qualquer direção no interior de um hemisfério localizado ao redor da amostra.

A intensidade da luz refletida é medida em centenas de pontos diferentes sobre a amostra. Baseando-se nessas medições, um programa de computador determina então um valor numérico para a luz refletida.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Tintas
  • Processos Industriais

Mais tópicos