Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Embrapa obtém essência natural com aromas de café

João Eugênio - 14/08/2006

Embrapa obtém essência natural com aromas de café

O Brasil, produtor mundial e exportador de café, produziu quase 33 milhões de sacas, na safra 2005/2006 sendo também o segundo maior mercado consumidor do produto, destaca-se também na pesquisa científica e tecnológica relacionada com a bebida. A parceria de três instituições de pesquisa - Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Café e COPPE - obteve recentemente um resultado inédito: um concentrado de essência de café que contém todos os aromas da bebida de café torrado e moído.

A essência natural obtida nos laboratórios da Embrapa Agroindústria de Alimentos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é isenta de álcool, solvente ou aditivos, e contém os aromas em forma líquida e incolor. Concorrente direta das essências sintéticas, a essência natural poderá ser usada em produtos orgânicos. A mesma equipe vai trabalhar a pervaporação com café solúvel.

A obtenção da essência natural permitirá o desenvolvimento de produtos com sabor e aroma de café e o aumento da qualidade do café solúvel pela reincorporação dos compostos aromáticos perdidos no processo produtivo, com benefícios para toda a cadeia produtiva do café. Os pesquisadores Lourdes Cabral e Sérgio Saraiva relatam que a essência foi obtida por meio da pervaporação, uma tecnologia inovadora, limpa e de ponta.

A pervaporação é um processo de separação por membranas especiais no qual misturas líquidas são fracionadas e os compostos voláteis separados e concentrados. Possui grandes vantagens em relação aos processos já utilizados atualmente - extração com solventes, extração por arraste a vapor e extração supercrítica - por não utilizar solventes e sua operação ser à temperatura e pressão ambientes, com economia de energia e preservação de alguns compostos instáveis que são perdidos em temperaturas mais elevadas. Para esta pesquisa foram desenvolvidas membranas específicas pela COPPE, referência nacional em membranas e processos de separação por membranas.

A pesquisa foi financiada pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, cujo Núcleo de Industrialização e Qualidade - integrado por representantes de instituições de pesquisa e do segmento produtivo - identificou a demanda da indústria pelo desenvolvimento de novos produtos derivados de café para a atração de novos mercados e faixas de consumidores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos