Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo plástico muda de formato sob ação do calor

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/12/2006

Novo plástico muda de formato sob ação do calor

Há poucos dias atrás, cientistas ingleses apresentaram um novo material mutante, capaz de passar de um formato a outro sem perder sua integridade estrutural. Agora, cientistas norte-americanos do MIT lançaram-se no páreo e afirmam ter conseguido sintetizar um novo polímero que é capaz de alternar entre três formatos com a aplicação de calor.

Batizado de material de triplo formato, o novo plástico pode assumir três formatos diferentes, dependendo da quantidade de calor a que é submetido. "Materiais de triplo formato podem assumir o formato A, mudar para o formato B e então para o formato C," comenta o engenheiro Robert Langer.

Enquanto os cientistas ingleses destacaram a possibilidade de uso de seu material mutante principalmente na indústria eletrônica, a equipe do MIT está se dedicando a pesquisas com aplicações nas áreas médica e industrial.

Quando é necessário desobstruir uma artéria, hoje os médicos inserem nela um pequeno cilindro oco feito com uma malha metálica - um dispositivo chamado "stent". Com o novo material, um "stent inteligente" poderá assumir um formato oval para facilitar sua inserção no interior artéria; uma vez no local do tratamento, ele poderá alterar seu formato para circular, para aumentar o efeito de sua atuação; e, finalmente, poderá passar para um formato cilíndrico mais compacto, para poder ser retirado.

Antes de poder chegar às mesas de operações, entretanto, os pesquisadores precisão aprimorar seu material, já que a segunda alteração de formato (de B para C) se dá ao redor de 60º C, o que não é aceitável quando se trata do corpo humano.

Mas esse não é um problema na indústria, onde o novo plástico poderá ser utilizado para selar recipientes ou mesmo para assumir formatos definitivos no interior de outros equipamentos.

"É como um novo princípio em materiais, e ele irá gerar novas oportunidades. Eu imagino que se você possui coisas que você deseja instalar, e depois remover, a capacidade para mudar de formato poderá ser útil," diz Langer.

Bibliografia:

Artigo: Polymeric triple-shape materials
Autores: Ingo Bellin, Steffen Kelch, Robert Langer, Andreas Lendlein
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Data: November 20, 2006
Vol.: Early Edition - In print
DOI: 10.1073/pnas.0608586103
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Saúde e Reabilitação
  • Processos Industriais

Mais tópicos