Materiais Avançados

Vinho tinto é melhor que solvente para achar depósitos minerais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/09/2007

Vinho tinto é melhor que solvente para achar depósitos minerais
Dr. Ryan Noble

Descobrir uma mina, seja ela de ouro, de alumínio ou de qualquer outro elemento químico, metálico ou não, não é uma tarefa tão simples e nem tão incerta quanto ficar curvado agitando uma bateia sobre um curso d'água. Ao longo dos anos, geólogos, químicos e uma série de outros profissionais, desenvolveram solventes capazes de facilitar a localização das substâncias no interior das rochas.

Descobrindo minérios com vinho

Agora, um pesquisador australiano descobriu por acaso que uma simples taça de vinho pode tornar a tarefa de localizar minérios muito mais simples e ambientalmente correta. "Quando você mistura os drinques como solo, os ácidos dissolvem alguns dos metais em uma solução, que pode então ser facilmente analisada com procedimentos rotineiros de laboratório," explica Ryan Noble, descobridor da técnica.

Vinhos e refrigerantes possuem em sua composição alguns ingredientes químicos chamados ácidos orgânicos fracos, que são capazes de dissolver metais com ligações químicas fracas, formando uma solução rica nesses metais.

Depósito minerais

"Eles são particularmente bons na descoberta de elevados níveis de metais como prata, zinco, cobre e níquel," diz o Dr. Noble. E os resultados são surpreendentes. Em vários tipos de minérios, o vinho se mostrou muito mais eficiente do que os solventes comerciais tradicionais.

O Dr. Noble testou o uso de vinho tinto e de várias marcas de refrigerantes. Os resultados mostram que o tipo de vinho ou de refrigerante influi pouco nos resultados.

Ética na pesquisa

Além dos próprios resultados e do método inusitado, chamou a atenção o fato de que, na divulgação de sua pesquisa, o cientista fez questão de incluir uma nota dizendo que o trabalho foi feito em seu tempo livre, e não no horário normal de trabalho.

Em sua opinião, a divulgação poderia levar os contribuintes à falsa impressão de que os cientistas ficam brincando ao invés de fazerem pesquisa séria e bom uso dos fundos federais que eles recebem. Talvez não seja por acaso que seu sobrenome seja Noble, que em português significa nobre, honroso.