Nanotecnologia

Microcápsulas são criadas por técnica simples e limpa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/06/2005

Microcápsulas são criadas por técnica simples e limpa

Engenheiros químicos da Universidade Rice, Estados Unidos, desenvolveram uma nova técnica para a produção de minúsculas esferas ocas, chamadas microcápsulas. A pesquisa sobre microcápsulas é uma das áreas mais ativas na nanotecnologia aplicada, devido à sua enorme utilidade potencial, que vai desde o transporte de medicamentos diretamente para células, passando por contrastes para exames laboratoriais, até a criação de novos agentes para melhoria do sabor dos alimentos.

Na pesquisa, que é capa deste mês da revista Advanced Materials, o grupo de pesquisas do Dr. Michael Wong apresenta uma nova forma para a fabricação dessas nanocápsulas, utilizando uma mistura de uma solução de polímero e sal com minúsculas partículas de sílica, cada uma com dimensões de apenas alguns poucos átomos.

As microcápsulas são normalmente feitas depositando-se camadas de um revestimento sobre um molde ou núcleo, o qual deve ser depois removido para deixar a porção oca da estrutura. O núcleo é normalmente queimado com processos de alta temperatura ou dissolvido com produtos químicos não muito amigáveis com o meio-ambiente. Mais sério ainda, as microcápsulas resultantes geralmente apresentam defeitos causados seja pelo calor, seja pelos químicos.

"Nosso processo funciona praticamente de forma instantânea, a temperatura ambiente, sob pressão normal, em água, em níveis médios de PH," explica Wong. "As esferas se tornam ocas naturalmente durante sua auto-montagem, o que é altamente incomum e é uma vantagem sobre os métodos já existentes."

"Nós mostramos que podemos ajustar as propriedades de nossas microcápsulas auto-montáveis - torná-las menores, maiores, mais finas ou mais grossas - simplesmente alterando os ingredientes iniciais ou ajustando o procedimento de mistura," afirma ele.

O que mais chama a atenção, além de ser uma técnica ambientalmente limpa, é que o novo processo é extremamente simples. Ajustados os ingredientes, basta chacoalhar a mistura para se ter, num período de menos de um minuto, as microcápsulas prontas.

A natureza de "auto-montagem" significa que as microcápsulas ocas formam-se espontaneamente quando as nanopartículas de sílica são misturadas com o polímero e o sal. Como o processo acontece com o material diluído na água, qualquer medicamento ou produto químico que estiver em suspensão nessa água fica aprisionado no interior das microcápsulas.

Isso facilitará o processo de armazenamento do material que elas devem carregar, seja medicamentos, compostos para dar sabor a produtos industrializados ou qualquer outra carga molecular. Podem ser utilizados, por exemplo, pontos quânticos, uma espécie de nanopartícula fluorescente, para a criação de microcápsulas brilhantes - com uso tanto no transporte de medicamentos quanto no imageamento de órgãos internos do corpo.