Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Bio-nanotubos inteligentes poderão levar medicamentos a células

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2005

Bio-nanotubos inteligentes poderão levar medicamentos a células

Nanotubos biológicos

Engenheiros de materiais e biólogos da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, trabalhando conjuntamente, desenvolveram bio-nanotubos inteligentes.

Sendo fabricados com suas extremidades abertas ou fechadas, os novos nanotubos biológicos poderão ser utilizados para a inserção de genes ou medicamentos diretamente no interior de células.

Microtúbulos

Os bio-nanotubos são inteligentes porque, no futuro, eles poderão ser fabricados para carregar e depositar um medicamento ou gene diretamente em uma localização particular no organismo.

Os cientistas descobriram que, manipulando as cargas elétricas de membranas de duas camadas de lipídios e microtúbulos de células, eles conseguem criar bio-nanotubos abertos ou fechados - uma espécie de nano- cápsula de medicamentos. A descoberta foi publicada no exemplar do último dia 9 de Agosto do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os microtúbulos foram retirados do tecido do cérebro de uma vaca. Microtúbulos são cilindros ocos, de dimensões nanométricas, derivados do citoesqueleto das células. Em um organismo vivo, os microtúbulos e suas estruturas de sustentação são componentes críticos em uma ampla variedade de funções celulares - desde o funcionamento como trilhas para o transporte de compostos até a formação da estrutura na divisão celular.

Auto-montagem

"Nós nos concentramos na interação entre os microtúbulos - cilindros ocos nanométricos negativamente carregados, derivados do citoesqueleto das células - e membranas de lipídios catiônicos, positivamente carregados. Nós descobrimos que, sob determinadas circunstâncias, formam-se espontaneamente os nanotúbulos de lipídios," explica Uri Raviv, um dos autores da descoberta.

O novo tipo de auto-montagem acontece graças a uma total falta de combinação entre as densidades de carga dos microtúbulos e dos lipídios catiônicos. "Esta é uma descoberta inusitada no equilíbrio da auto-montagem," concluir Raviv.

O nanotúbulo com uma parede de três camadas parece ser a forma como o sistema compensa essa incompatibilidade de cargas. O nanotubo como um todo mede cerca de 40 nanômetros e o espaço útil em seu interior mede 16 nanômetros de diâmetro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanotubos
  • Biochips
  • Biotecnologia

Mais tópicos