Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Técnica leva nanopartículas diretamente a tumores cancerígenos

Agência FAPESP - 17/01/2007

Técnica leva nanopartículas diretamente a tumores cancerígenos

Um grupo de pesquisadores de diversas instituições nos Estados Unidos acaba de descrever um método para direcionamento de nanopartículas para tumores. Segundo os cientistas, as partículas mimetizam a ação das células sangüíneas conhecidas como plaquetas e podem se dirigir a lugares específicos do corpo.

Peptídeos

O sistema é baseado em um peptídeo que reconhece as proteínas do plasma coagulado e se dirige, de forma seletiva, aos tumores. Ali, as partículas se ligam aos vasos sangüíneos e desencadeiam uma coagulação que atrai mais partículas. A descoberta, de acordo com os autores, pode ajudar no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e terapia.

O estudo será publicado esta semana no site e posteriormente na versão impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas). O trabalho teve como base a capacidade das nanopartículas em se dirigir a alvos específicos no interior do organismo. Segundo os autores, diversas nanopartículas foram desenhadas para atingir tumores, mas a eficiência tem sido relativamente baixa.

Nanopartículas na corrente sangüínea

A equipe, coordenada por Erkki Ruoslahti, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, desenvolveu uma técnica para amplificar essa habilidade de direcionamento que consiste em desenhar uma nanopartícula multifuncional com a capacidade de se agarrar a uma estrutura de proteína encontrada apenas em tumores e vasos sangüíneos associados.

De acordo com o estudo, o alvo tem a vantagem de ser facilmente visível para nanopartículas introduzidas na corrente sangüínea. Para testar a capacidade de direcionamento das partículas, os pesquisadores injetaram nanopartículas em camundongos e descobriram que elas se ligavam apenas a vasos tumorais. Ao agarrar-se, as partículas induziam uma coagulação seletiva do sangue, que por sua vez atraíam mais nanopartículas, plaquetas remanescentes e ação coagulante.

Quimioterapia

Como as nanopartículas causaram apenas coagulação em vasos tumorais, o método poderia ajudar a cortar o suprimento de sangue de um tumor, de acordo com os pesquisadores. A adição de agentes quimioterapêuticos a nanopartículas poderia resultar em uma maneira efetiva de mirar os tumores para o direcionamento de drogas.

Bibliografia:

Artigo: Biomimetic amplification of nanoparticle homing to tumors
Autores: Dmitri Simberg, Tasmia Duza, Ji Ho Park, Markus Essler, Jan Pilch, Lianglin Zhang, Austin M. Derfus, Meng Yang, Robert M. Hoffman, Sangeeta Bhatia, Michael J. Sailor, Erkki Ruoslahti
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Data: January 10, 2007
DOI: 10.1073/pnas.0610298104
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanopartículas
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos