Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Novo sistema de propulsão para navios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/06/2003

Novo sistema de propulsão para navios

A Mitsubishi Heavy Industries (Japão) anunciou que iniciará a construção de dois navios equipados com um novo sistema de propulsão híbrida chamada Azipod. O sistema consiste na construção das hélices de propulsão e do sistema de direção em um único suporte, totalmente móvel. Este é um conceito inovador na construção naval, sendo a primeira vez que navios comerciais de alta tonelagem recebem o equipamento.

Tecnicamente chamado CRP ("contra-rotating pod"), o equipamento consiste em uma única unidade instalada em modo de contra-rotação, reduzindo a resistência ao arrasto e aumentando a eficiência em relação aos mecanismos manobráveis tradicionais, em razão da incorporação do efeito de contra-rotação.

Os navios de 17.000 toneladas, 224,5 metros de comprimento e 26 de largura poderão atingir velocidade de até 31,5 nós.

Além da economia de combustível, incorporando motores híbridos diesel- elétricos, o sistema de direcionamento Azipod dará ao navio uma extraordinária capacidade de manobra, graças à geração de empuxo em todas as direções, permitindo que o navio se movimente rapidamente.

O sistema Azipod é instalado fora do casco do navio, podendo ser livremente movimentado em 360º, com um ganho adicional em termos de conforto para os passageiros, uma vez que há melhor isolamento acústico.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Motores
  • Veículos

Mais tópicos