Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Yamaha vai lançar motoneta movida a célula a combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/10/2004

Yamaha vai lançar motoneta movida a célula a combustível

A empresa japonesa Yamaha anunciou o início dos testes em condições reais de uma pequena motoneta totalmente movida por célula a combustível. Ao contrário do recente anúncio de sua concorrente Honda, a Yamaha afirmou que não se trata apenas de um protótipo, mas de testes reais visando a colocação do veículo no mercado, o que deverá acontecer até o final do próximo ano.

Apesar disso, o pequeno veículo leva o nome de "FC06 Proto", uma referência clara a um protótipo. Além de precisar comprovar sua eficiência antes de chegar ao mercado, o que exigirá muitos testes em condições reais de operação, a pequena motoneta certamente necessitará de um "banho de design" antes de ser posta à venda.

A célula a combustível, que gera energia para alimentar o motor elétrico que movimenta a motoneta, é uma DMFC ("Direct Methanol Fuel Cell"), desenvolvida inteiramente pela própria Yamaha. A célula a combustível é abastecida por metanol diluído em água.

Embora não tenham sido divulgados maiores detalhes da célula a combustível, a empresa afirmou que sua tecnologia permite uma incrível redução no tamanho da célula quando a geração de energia não fica acima de um kilowatt.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Veículos
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Baterias

Mais tópicos