Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Construção modular para ambientes de desastres naturais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/02/2005

Construção modular para ambientes de desastres naturais

Após a ocorrência de terremotos, maremotos, inundações e outros desastres naturais, o ambiente de destruição é quase sempre o mesmo: a necessidade mais premente é a construção rápida de hospitais e abrigos, de forma a evitar que as baixas humanas cresçam muito nos dias que se sucedem à tragédia.

Métodos e componentes para montagem rápida de estruturas que possam ser utilizadas nessas situações são objeto de pesquisas e testes há séculos. Agora o pesquisador Michael Donaldson, da Universidade de Toronto, Canadá, projetou um novo sistema arquitetônico montável que poderá ajudar a minimizar esses problemas.

O sistema baseia-se na modularidade, o que permite a integração de vários componentes-padrão para a criação de estruturas voltadas para múltiplos usos, como abrigos, escolas, hospitais e oficinas. Os componentes-padrão foram projetados de forma a facilitar seu transporte para as áreas afetadas por desastres naturais.

"Eu estava procurando por algo que pudesse ajudar na reconstrução da infraestrutura social, como hospitais e escolas, após a ocorrência de guerras ou desastres naturais," explica Donaldson. "É necessário que seja algo que funcione depois que as equipes de resgate da ONU ou os militares saiam - o que acontece tipicamente depois de 30 dias."

Cada bloco básico da construção cabe em um pacote que é um cubo de seis metros de aresta. Um único contâiner desses blocos pode se transformar em uma construção de 550 metros quadrados. Um hospital totalmente funcional, incluindo um gerador a diesel, pode ser empacotado em seis contâineres. Os próprios contâineres podem ser utilizados como materiais estruturais durante a construção, formando uma barreira de proteção sobre a qual vai um teto provisório, que permite que a construção continue em qualquer situação climática.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Edifícios Inteligentes
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos