Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Carro voador poderá estar no mercado em 2010

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/02/2007

Carro voador poderá estar no mercado em 2010

Carro-helicóptero

Filmes de ficção científica e desenhos animados estão repletos de carros voadores. Mas, nesse campo, a realidade tem sido decepcionante e os fabricantes de pneus e os cobradores de pedágio parecem poder dormir tranqüilos, com seu mercado garantido ainda por vários anos.

Mas não se depender do engenheiro israelense Rafi Yoeli. Ainda sem uma tecnologia de levitação magnética ou algo do tipo ao seu alcance, ele resolveu ser mais simples e criou seu carro voador utilizando o mesmo princípio de funcionamento dos helicópteros.

Graças à sua praticidade, Yoeli afirma que seu carro voador estará à venda em 2010. O projeto é tão promissor que sua pequena empresa, a Urban Aeronautics, já está na mira da poderosa Bell Helicopter.

Helicóptero com asas escondidas

Os helicópteros são excelentes, mas aqueles enormes rotores expostos não os tornam adequados para uso urbano. É daí que vem o nome da empresa de Yoeli, que propõe a criação de uma aeronáutica urbana.

Tecnicamente o novo carro voador é um helicóptero com as asas escondidas - lembrando que aquilo que comumente se chama de hélice nos helicópteros é na verdade uma asa rotativa.

O carro-voador-helicóptero de Yoeli ainda está na fase de protótipo, não tendo sequer feito um vôo real. Mas ele prevê que, quando pronto, seu veículo poderá decolar verticalmente, voar a velocidades acima de 200 quilômetro por hora e em altitudes de até 3.500 metros.

Rotores pequenos

Por que ninguém pensou nisso antes? Talvez muita gente já tenha pensado, mas a simplicidade muitas vezes mina a fé dos inventores. Outras empresas já tiveram idéias bem mais complexas e até agora não decolaram.

A idéia de Yoeli também tem seus problemas. Como o diâmetro dos rotores é muito pequeno, seu carro voador gastará 50% mais combustível do que um helicóptero que carregue a mesma carga.

2010 não está tão longe. É esperar para ver. De preferência, sentado em uma espreguiçadeira e olhando para céu, na esperança de ver um desses voando de verdade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Aviões
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos