Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Oportunidades em Tecnologia da Informação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2002


O CNPq, em parceria com a Secretaria de Política e Informática do MCT e a Finep, lançou nos últimos dias 25 e 26 de setembro um total de três chamadas de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e capacitação tecnológica na área de Tecnologia da Informação (TI). Foram disponibilizados inicialmente recursos no valor total de R$ 33,75 milhões, provenientes do Fundo Setorial de Informática - CTInfo.

Na área empresarial, a chamada CT-INFO: CNPq 13/2002 - PAETI tem por objetivo atender a demanda de empresas brasileiras de tecnologia da informação em relação ao engajamento e a capacitação tecnológica de recursos humanos necessários às suas atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação de produtos, processos e serviços em Tecnologia da Informação, visando a melhoria das condições de competitividade no mercado global.

Este apoio se dará sob a forma de bolsas de fomento tecnológico, diretamente aos bolsistas e ao coordenador da proposta. Podem enviar propostas as empresas de base tecnológica que possuam até 500 funcionários efetivos. O Documento Básico do Programa PAETI pode ser encontrado no endereço http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/.

As duas outras chamadas visam a promoção de grupos de pesquisa na área acadêmica.

A chamada CT-INFO: CNPq 11/2002 - PDPG-TI tem como finalidade atender a demanda de grupos de P&D em Tecnologia da Informação. Estes grupos devem ser de pequeno porte, de quaisquer regiões do país. Dessa forma, busca-se incentivar a troca de informações e experiências e intensificar a sinergia, criando parcerias para a solução de questões relevantes de interesse econômico do país, ao mesmo tempo que apoiar a aceleração necessária da capacitação em TI em todas essas regiões.

O apoio se dará sob a forma de custeio, capital e de bolsa de fomento tecnológico, diretamente aos bolsistas aprovados no projeto. Serão recebidas propostas de projetos apresentados por Grupos de Pesquisadores em Tecnologia da Informação, pertencentes aos quadros de instituições de ensino e pesquisa, centros e instituições de P&D. Os grupos de pequeno porte são caracterizados por apresentar no mínimo 1 doutor ou 2 mestres e 1 estudante de iniciação científica e tecnológica. O Documento Básico do Programa PDPG-TI pode ser encontrado na página http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/.

Por último, a chamada conjunta SEPIN-CNPq-FINEP 01/2002 - PD&I-TI busca apoiar Projetos apresentados por Grupos ou Núcleos de Excelência já consolidados que operem no limiar da fronteira tecnológica, pesquisando novos paradigmas relacionados ao uso de sistemas informatizados que objetivem a solução dos grandes desafios de interesse nacional. O apoio aos projetos será realizado por meio de investimento, nas modalidades de custeio, capital e bolsas de fomento tecnológico. Podem candidatar-se pesquisadores e grupos de pesquisadores pertencentes aos quadros de centros e institutos de P&D que sejam capazes de intervir com qualidade na solução de problemas nacionais relevantes no campo da Tecnologia da Informação. Os projetos poderão ser apresentados por instituições de ensino superior e pesquisa, suas fundações ou grupos de pesquisadores. O Documento Básico do Programa PD&I-TI pode ser encontrado no endereço http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/.

É importante ressaltar que para esta última chamada as propostas preliminares serão recebidas pelo CNPq até o prazo máximo de 15 de outubro, para que os projetos selecionados sejam implementados a partir do início de dezembro. As demais chamadas funcionam em regime de fluxo contínuo, ou seja, não há prazo para a submissão de propostas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Investimentos
  • Inovação nas Empresas
  • Software e Programação

Mais tópicos