Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Governo quer minimizar dependência tecnológica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/01/2004


Dois grupos de trabalho foram constituídos para definir temas prioritários na área de importação dentro da Rede Brasil de Tecnologia (RBT), programa do Ministério da Ciência e Tecnologia. Os comitês serão responsáveis pela análise de projetos e definição de propostas no âmbito do acordo de cooperação técnica firmado pelo MCT com o Ministério das Minas e Energia, Eletrobrás e Petrobrás. O objetivo é criar produtos com tecnologia nacional que gerem emprego, renda, minimize a dependência tecnológica externa com redução do fluxo de importações.

O primeiro comitê-executivo do acordo de cooperação irá analisar projetos para o desenvolvimento de bens e serviços apresentadas pelas empresas nacionais na área de petróleo e gás. "Neste colegiado, será discutido que equipamentos deverão ser desenvolvidos de forma prioritária tanto para atender às necessidades do MME quanto dos fornecedores da Petrobrás", explica o coordenador da RBT, Marcelo Lopes. Da mesma forma, o segundo comitê irá fazer análises para os setores de energia alternativa e metalurgia.

No ano passado, foram lançados editais no valor global de R$ 10,4 milhões dos fundos setoriais para fomentar o desenvolvimento de produtos com inovação tecnológica nas áreas de petróleo, gás natural, energias renováveis, mineração e metalurgia, por meio deste acordo de cooperação técnica.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos

Mais tópicos