Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Site Connexions disponibiliza material didático gratuito

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/04/2004


Inovação no conhecimento

Seguindo a trilha do MIT (Massachusetts Institute of Technology), com seu OpenCourseWare, agora foi a vez de outra Universidade norte-americana lançar um portal na Internet destinado a distribuir conhecimento a professores e estudantes do mundo todo.

Connexions, da Universidade Rice, possui um diferencial: nele o professor pode também postar seu conhecimento e não apenas retirar material.

Portais como o Connexions e o OpenCourseWare estão adaptando o conceito dos programas de código aberto para o conhecimento contido nos materiais didáticos.

Conteúdo livre

O conteúdo que foi ao ar já é utilizado nos cursos de engenharia, ciência da computação, física e matemática, não apenas da Universidade Rice, mas também das Universidades do Illinois, Ohio e Cambridge.

Os autores do material disponibilizado do Connexions utilizam uma licença de "conteúdo livre" desenvolvido pela Creative Commons que permite a livre modificação e distribuição dos trabalhos, desde que cada autor receba a citação por seu trabalho.

O site já contém mais de 1.600 módulos educacionais, cada um equivalente a duas ou três páginas de um livro-texto. Os módulos podem ser utilizados pelos professores para complementar ou mesmo substituir os livros-texto adotados normalmente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Computadores
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Realidade Virtual

Mais tópicos