Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Sucesso pode ser entrave para a criatividade futura de cientistas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/02/2007


Gerentes da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que queiram manter a criatividade de sua equipe devem aprender a lidar com um problema inesperado - o sucesso. O alerta é de um grupo de professores de duas universidades norte-americanas que analisou o caso específico de uma indústria de alta tecnologia.

Pino G. Audia, da Universidade de Berkeley, e Jack A. Goncalo, da Universidade Cornell, apresentaram o resultado de seu estudo que demonstra que pesquisadores de sucesso podem se tornar menos criativos ao longo do tempo.

A medida do sucesso dos inventores foi dada pela geração de patentes como resultado de suas pesquisas. Ocorre que, com o passar do tempo, essas patentes tendem a ser menos divergentes em relação ao trabalho original.

A descoberta implica que a alocação de mais recursos para os pesquisadores mais produtivos pode aumentar a produtividade do departamento de PD&I, mas, ao longo do tempo, essa concentração de recursos pode diminuir a extensão com que essa criatividade resulta na exploração de novas áreas de pesquisa.

Mas o estudo também apresenta uma forma de se contornar esse efeito indesejado do sucesso: os gerentes podem dirigir o trabalho de forma a fazer com que os pesquisadores mais produtivos colaborem com outros, em outras áreas e projetos, o que os ajuda a romper com a tendência de se tornar conservadores em relação à linha de pesquisa que lhes garantiu sucesso até aquele momento.

Uma política clara e dirigida que torne a exploração de novas áreas um objetivo explícito da empresa pode fazer com que o sucesso se converta em novos sucessos, também em outras áreas, mantendo os cientistas da empresa com o máximo de sua produtividade.

Bibliografia:

Artigo: Past Success and Creativity over Times: A Study of Inventors in the Hard Disk Drive Industry
Autores: Pino G. Audia, Jack A. Goncalo
Revista: Management Science
Data: January 2007
Vol.: Vol.53 N.1
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos