Robótica

Lançado um robô-repórter

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/04/2002

Lançado um robô-repórter

Desde o início dos anos 1.990, os Estados Unidos proibiram a presença de repórteres em zonas de conflito. Para que se possa ver o que está ocorrendo nestas áreas, sem os riscos físicos para os repórteres humanos, o MIT (Massachusetts Institute of Technology) está construindo um robô-repórter.

Batizado de Afghan Explorer, o robô baseia-se no Mars Explorer, desenvolvido para a NASA. Ele se movimenta sobre quatro rodas, é alimentado por energia solar e acha seu caminho utilizando um GPS. O cérebro do robô é um computador laptop normal, utilizando telefone celular para se conectar via Internet e tanto receber comandos quanto enviar suas imagens para os jornalistas que o controlam. Como seu movimento pode ser controlado, ele poderá mesmo conduzir uma entrevista ao vivo. Para facilitar esse tipo de tarefa, seus criadores afirmam que lhe deram uma aparência mais humana (sic), com uma tela mostrando o rosto de um repórter humano e duas câmeras fazendo o papel de orelhas.

Seus criadores esperam conseguir levá-lo para o Afeganistão, onde ele poderá ser testado em condições reais. Com a palavra o inimigo.