Robótica

ABB comemora a marca de 100.000 robôs vendidos

ABB comemora a marca de 100.000 robôs vendidos

A empresa sueca Asea Brown Boveri (ABB) tornou-se a primeira empresa no mundo a vender 100.000 robôs. O primeiro robô saiu da linha de montagem da ABB em 1.974. A produção começou por equipamentos destinados à alimentação automatizada de máquinas e à movimentação de materiais. Quase trinta anos depois, estas aplicações respondem por 30% dos robôs vendidos no mundo todo. O maior mercado para os robôs está hoje em tarefas de soldagem, principalmente na indústria automobilística.



Além da indústria automobilística, a ABB vende robôs para indústrias alimentícias, farmacêuticas e de produtos eletrônicos. Do total de 100.000 agora comemorado, 1.300 robôs foram vendidos para o Brasil.

Além dos robôs propriamente ditos, a empresa oferece também pacotes de software para aumentar a eficiência e a produtividade de linhas de montagens. Em 2.001 foi lançado um sistema de controle de alta precisão para corte a laser, dez vezes mais preciso do que qualquer outro robô no mercado. O sistema, utilizado pela indústria automobilística que necessita de precisão na fabricação de portas e outras parte com grande nível de detalhes, oferece uma precisão de corte abaixo de 0,1 mm, utilizando um robô padrão de médio porte.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas