Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Lançado sistema capaz de sincronizar até três robôs

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2002


A sueca Motoman, fabricante de robôs industriais, anunciou o patenteamento de um sistema capaz de sincronizar até três robôs de seis eixos cada um. O produto lançado representa um avanço em relação ao controlador lançado pela própria empresa, em 1.999, a partir do qual era possível coordenar os movimentos de até 27 eixos simultaneamente.

A produtividade pode ser duplicada ou até triplicada quando se tem dois ou três robôs trabalhando simultaneamente em uma mesma peça. O destaque para o sistema lançado é que os movimentos de todos os robôs são controlados por um único sistema, eliminando-se a necessidade de se programar um robô e, em seguida, programar-se os demais para se adequar aos movimentos do anterior. Desta forma, consegue-se um sincronismo verdadeiro, sem a necessidade de comunicação entre os diversos controladores dos diversos robôs e sem interrupções entre os movimentos de cada um. Segundo a empresa, com o sincronismo verdadeiro, pode-se alcançar até 25% de ganho nos tempo de cada ciclo operacional.

Não basta, porém, coordenar-se os movimentos do robô propriamente dito. As esteiras, trilhos e supridores de material também devem operar em perfeita sincronia para que se consiga o máximo de produtividade. O equipamento agora lançado também cumpre esse papel.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Industriais
  • Processos Industriais
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos