Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Papero, o mais novo robô pessoal

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2002

Papero

Surge mais um nome na lista dos "robôs pessoais". A maioria dos aficionados já se acostumou com Asimo, Aibo e Pino. Agora é a vez do NEC Papero. Papero é um acrônimo para "PArtner PErsonal RObot", algo como "parceiro pessoal". Ele é uma evolução do R100, lançado em 1.999, e foi projetado para auxiliar em tarefas domésticas e assistir crianças, idosos ou pessoas com mobilidade limitada.

Ao contrário dos seus "colegas", o Papero tem um visual bastante diferente, mais parecendo um brinquedo pedindo carinho do que um avançado robô dotado do que há de mais moderno em termos de sensores e reconhecimento de voz e imagem. Ele também não se move por pernas, mas através de três rodas, numa estrutura semelhante ao R2D2.

Também de forma diferente dos outros robôs pessoais, o Papero se destaca pela interface com o ser humano. São sensores que permitem que o robô ouça, saiba de onde vem o som e reconheça pessoas. Uma câmera de 330.000 pixels permite que o robô reconheça pessoas que se aproximem dele, através do rastreamento de rostos na imagem captada pela câmera. A mesma câmera serve para identificar obstáculos e mesmo gravar cenas como um filmadora comum.

O sentido de audição emprega quatro microfones. Três deles servem para detectar a origem do som, através da comparação das diferenças de tempo de que o som leva para atingir cada um deles. O quarto microfone é utilizado para reconhecimento de voz. Atualmente o Papero já reconhece 650 palavras mas pode pronunciar mais de 3.000. Não há limitações técnicas para esses números que crescerão rapidamente agora que o robô saiu do laboratório para testes de campo. Futuros proprietários do Papero poderão baixar arquivos via Internet para incrementar seu vocabulário.

Outros sensores, de toque e proximidade, tornam o robô capaz de detectar quando alguém toca sua cabeça ou mesmo levante-o e tente carregá-lo. Ao ser tocado, o Papero identifica a pessoa por meio de sua câmera e faz saudações diferenciadas conforme a o interlocutor. Ele conversará de forma diferente se se tratar de uma criança ou de um adulto.

Cinco sensores ultrasônicos tornam o Papero capaz de circular livremente pela casa, sem o risco de colisões com móveis ou pessoas. Não haverá também o risco de que ele fique encalhado em algum desnível da casa ou despenque escada abaixo.

Atendendo a comandos de voz, o Papero pode acionar equipamentos por controle remoto, como TVs, aparelhos de som, além de responder data e hora e fazer gracinhas, como dançar ou jogar vídeo-game.

A equipe de engenheiros da NEC pretende que o Papero seja um auxiliar de comunicações completo, podendo ser uma porta para idosos, crianças ou deficientes solicitarem ajuda ou instruções. O robô interpretará as solicitações ou as situações que presenciar e será capaz de acionar ajuda externa, através de telefone, Internet etc.

Para facilitar e baratear a produção, o Papero funciona baseado na arquitetura PC. Os trinta protótipos distribuídos para avaliações são baseados num Celeron 500 MHz, rodando Windows 98.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos