Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô autônomo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/10/2002

Robô autônomo

Cientistas da OGI School of Science and Engineering (Oregon, Estados Unidos) transformaram um modelo rádio controlado de um caminhão "pé-grande" em um veículo robótico com o objetivo de aperfeiçoar sua última geração de programas de computador. O Timbot é equipado com seu próprio computador, uma câmera de vídeo e uma série de sensores operando a 10 KHz, o que permite que o robô ajuste rapidamente seu curso, seguindo uma trilha pré-determinada com perfeição. Enquanto segue seu curso, ele transmite imagens para uma central que distribui o vídeo via Internet. O Timbot é um acrônimo de TIMer roBOT, uma experiência que utiliza o tempo como base para a operação de sistemas em tempo real. O projeto é financiado pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Administration).

Embora se pareça com o brinquedo que o originou, o Timbot é a base para o teste dos programas que o Departamento está desenvolvendo, que visam guiar veículos autônomos, não apenas carros ou caminhões, mas também barcos e aviões. Por serem autônomos, esses veículos devem conter sistemas incorporados, com o software e o hardware necessários para sua operação.

"Na realidade, sistemas incorporados estão em todos lugares à nossa volta", disse o professor Mark Jones, um dos membros da equipe de desenvolvimento do Timbot. "Muitos equipamentos - de dispositivos domésticos até equipamentos médicos, caixas eletrônicos, carros e aviões - têm computadores embutidos. Ninguém gosta de ter que reiniciar seu computador que travou, mas as conseqüências de um erro no software que controla sistemas incorporados em veículos podem ser muito mais sérias."

Os cientistas estão desenvolvendo novos softwares que tornarão mais fácil a construção de sistemas incorporados autônomos, e estão utilizando o Timbot para demonstrar como estas tecnologias podem ser usadas na prática. Segundo o professor Jones, "Eu posso dizer a você como dirigir do centro de Portland até o campus da Universidade, mas eu não terei que lhe ensinar como operar seu carro, ou lembrá-lo de que você deve parar nos sinais vermelhos ou mesmo abastecer seu carro se você precisar. Da mesma forma, o Timbot irá operar de maneira autônoma, respondendo a instruções de alto nível sobre onde ele deve ir, mas cuidando dos detalhes por conta própria."

Quando o Timbot encontra algum obstáculo que exige mais recursos de processamento, ao invés de travar por sobrecarga ele desativa outras funções até que tenha conseguido resolver o problema. O Timbot funciona com duas baterias recarregáveis de 12 volts que alimentam, além dos motores, um computador Pentium III 850 MHz rodando Linux.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Assistentes
  • Visão Artificial

Mais tópicos