Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Mars Rover inspira robô para crianças

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/12/2002

Mars Rover inspira robô para crianças

Os engenheiros do Robotics Institute, da Universidade Carnegie Mellon (Estados Unidos) estão construindo um robô voltado para ensinar ciências às crianças. Chamado Trikebot, o novo robô foi inspirado no Sojourner, o pequeno jipe robótico que a NASA construiu para enviar a Marte.

Apesar da inspiração, o Trikebot tem um perfil mais magrela do que o Mars Rover. Ele utiliza uma câmera para se guiar. Sendo capaz de distinguir cores, o robô é capaz de seguir sinais coloridos ou mesmo procurar objetos de cores destacadas.

O objetivo dos pesquisadores é criar um robô de brinquedo, mas robusto e de baixo custo. Segundo o professor Illah Nourbakhsh, "a idéia é construir um jipe parecido com o Sojourner, mas que as crianças possam usar para fazer ciência em casa, da mesma forma que o Sojourner foi utilizado para fazer ciência em Marte." Os pesquisadores desejam que crianças e estudantes possam entender os robôs, aprendendo suas vantagens e deficiências.

Seu movimento em uma casa comum é facilitado pela capacidade de subir escadas. O usuário poderá programar o robô para efetuar tarefas específicas. Por exemplo, a criança poderá querer que o robô tire fotos do quintal de casa ou do céu, durante a madrugada. Feita a programação, a criança poderá ver o resultado do trabalho do robô no dia seguinte.

Ainda na fase de protótipo, o robô custa hoje para ser fabricado, cerca de US$4.000,00. Mas os pesquisadores esperam que, quando o Trikebot entrar em fase de produção, em 2.004, ele possa chegar ao mercado custando cerca de US$500,00.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Espaciais
  • Marte
  • Exploração Espacial

Mais tópicos