Robótica

Mars Rover inspira robô para crianças

Mars Rover inspira robô para crianças

Os engenheiros do Robotics Institute, da Universidade Carnegie Mellon (Estados Unidos) estão construindo um robô voltado para ensinar ciências às crianças. Chamado Trikebot, o novo robô foi inspirado no Sojourner, o pequeno jipe robótico que a NASA construiu para enviar a Marte.

Apesar da inspiração, o Trikebot tem um perfil mais magrela do que o Mars Rover. Ele utiliza uma câmera para se guiar. Sendo capaz de distinguir cores, o robô é capaz de seguir sinais coloridos ou mesmo procurar objetos de cores destacadas.

O objetivo dos pesquisadores é criar um robô de brinquedo, mas robusto e de baixo custo. Segundo o professor Illah Nourbakhsh, "a idéia é construir um jipe parecido com o Sojourner, mas que as crianças possam usar para fazer ciência em casa, da mesma forma que o Sojourner foi utilizado para fazer ciência em Marte." Os pesquisadores desejam que crianças e estudantes possam entender os robôs, aprendendo suas vantagens e deficiências.

Seu movimento em uma casa comum é facilitado pela capacidade de subir escadas. O usuário poderá programar o robô para efetuar tarefas específicas. Por exemplo, a criança poderá querer que o robô tire fotos do quintal de casa ou do céu, durante a madrugada. Feita a programação, a criança poderá ver o resultado do trabalho do robô no dia seguinte.

Ainda na fase de protótipo, o robô custa hoje para ser fabricado, cerca de US$4.000,00. Mas os pesquisadores esperam que, quando o Trikebot entrar em fase de produção, em 2.004, ele possa chegar ao mercado custando cerca de US$500,00.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas