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Robótica

Aviões-robô mais inteligentes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/02/2003

Aviões-robô mais inteligentes

"Gung ho" significa "trabalho em conjunto", e é justamente o que a empresa Geneva Aerospace está conseguindo que seus robôs voadores façam. Utilizando tecnologia desenvolvida em conjunto com o Escritório de Pesquisas Navais dos Estados Unidos, a empresa que um único operador humano pode controlar até três veículos-robô UAV ("Unmaned Aerial Vehicles"). Os testes foram realizados entre 7 e 17 de Janeiro na Califórnia.

O ponto alto da pesquisa foi demonstrar que mesmo um humano não aviador pode coordenar vários UAV durante uma missão. As tecnologias utilizadas incluem controles de vôo, comunicações e interfaces homem-máquina. O enfoque permite que o UAV operem com vários graus de autonomia. O objetivo último do projeto é desenvolver um sistema integrado que reduza significativamente a logística necessária a que os atuais UAV possam operar.

Denominada VACS ("Variable Autonomy Control System"), a tecnologia consiste em um sistema de controles avançados de vôo que permitem que os UAV operem em vários níveis de autonomia, de um simples vôo rádio-controlado até uma missão totalmente autônoma. O VACS foi testado em um UAV Dakota, produzido pela própria Geneva, um avião experimental de 5 metros de envergadura e capaz de levar uma carga útil de cerca de 60 quilos. O Dakota é principalmente utilizado como laboratório por várias empresas e instituições que lidam com operações autônomas.

As demonstrações consistiram em controlar dinamicamente três Dakotas, enquanto eles desempenhavam tarefas militares, como reconhecimento de coordenadas e vôos de combate. Os testes começaram com a decolagem dos UAV e seu direcionamento para três pontos onde deveriam desempenhar suas missões. Um único operador tomou o controle dos três aviões e efetuar os comandos necessários para que a missão tivesse êxito. O operador não era treinado como operador nem tampouco como aviador. Assim que os aviões completavam suas missões, o operador redirecionava-os para o ponto de retorno, efetuando os comandos de aproximação e aterrissagem.



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