Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Toshiba lança robô pessoal

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/04/2003

Toshiba lança robô pessoal

A japonesa Toshiba anunciou o lançamento de seu robô pessoal. Chamado de ApriAlpha, o novo robô só está disponível no Japão, sem data marcada para chegar aos demais países.

O novo robô pessoal é esférico, pesa 9 quilos e meio e movimenta-se através de 3 rodas, o que restringe seu raio de ação a áreas planas. Ele é dotado de uma câmera digital completa, dotada inclusive de capacidade de reconhecimento de rostos humanos. Isso significa que o robô pode reconhecer seu dono e todos os membros da família.

O ApriAlpha tem também um sintetizador de voz (por enquanto apenas em japonês) completo: ele é capaz não apenas de entender os comandos de voz, mas também de localizar de onde provém a ordem de comando e responder vocalmente. O resultado mais perceptível desse recurso é que se pode simplesmente chamar o robô e ele vai diretamente até quem o chamou, colocando-se à disposição.

O ApriAlpha é também capaz de se conectar a uma rede ou aos computadores da casa, através de uma interface Bluetooth ou 802.11b. Ele pode, por exemplo, tirar fotos e enviá-las diretamente ao computador indicado. Mas, para facilitar a entrada do robô em lares que não disponham desses recursos, o ApriAlpha entende também comandos por infravermelho, por meio de um controle remoto comum.

Dotado de baterias recarregáveis, o ApriAlpha utiliza sensores ultrasônicos para detectar obstáculos e movimentar-se pela casa sem o risco de acidentes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Inteligência Artificial
  • Robôs
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos