Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robodex 2003 é sucesso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/04/2003

Robodex 2003 é sucesso

Cerca de 20.000 pessoas visitaram diriamente a Robodex 2.003, realizada em Yokohama, no Japão. A feira, cujo nome vem de "Robot Dream Exposition", reuniu mais de 100 robôs, entre os quais os mais famosos robôs pessoais recentemente lançados pelas grandes empresas japonesas.

Foi a terceira versão da feira, voltada unicamente para robôs pessoais. Foram apresentados robôs para entretenimento, segurança, auxílio doméstico e brinquedos.

O grande sucesso da feira foi Asimo, o robô humanóide da Honda, que consegue reconhecer 10 comandos de voz de 10 usuários diferentes. Asimo pesa 52 kg, mede 1,20 metro de altura e é capaz de andar a uma velocidade de até 3 km/h.

Outra sensação foi o Wakamaru, outro robô humanóide, desenvolvido pela Mitsubishi. O Wakamaru é voltado para o auxílio a pessoas idosas, principalmente em situações de emergência. Ele é capaz de reconhecer 10 pessoas diferentes, memorizar 10.000 palavras e estabelecer conversações básicas. O robô é capaz, por exemplo, de chamar um médico por e-mail. O Wakamaru estará no mercado no próximo ano a um custo de US$14.000,00.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Eventos Científicos
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos