Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Lançado novo robô doméstico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/05/2003

Lançado novo robô doméstico

A empresa norte americana iRobot ficou famosa ao construir um robô para explorar uma pequena abertura em uma pirâmide no Egito. Embora o feito não tenha levado à descoberta de nenhum novo artefato arqueológico, o robô executou perfeitamente suas tarefas e teve seus movimentos transmitidos ao vivo por canais de TV do mundo todo.

Agora a empresa resolveu entrar no ainda incipiente, mas promissor, mercado de robôs voltados para tarefas domésticas. E, em comparação com os modelos já disponíveis no mercado, o iRobot LE tem duas grandes vantagens: ele é capaz de subir escadas e se comunicar com o dono através da Internet. Além de ter um visual futurístico e extravagante, que realmente chama a atenção.

Como seus competidores no mercado, o iRobot LE ainda está longe de ser exatamente um auxiliar doméstico, não sendo capaz de fazer muitas coisas. Mas os progressos estão vindo. O novo robô, por exemplo, é capaz de mapear a casa automaticamente. Seus sensores impedem que ele se choque com os objetos. E, à medida em que vai explorando a casa, ele vai armazenando todos os caminhos e possibilidades de trajetos.

Sua conexão com a Internet permite tanto que ele seja acionado remotamente de qualquer lugar, como também pode ser um vigia, transmitindo ao vivo imagem e sons da residência para o computador remoto do seu dono.

Acoplando uma tela opcional, o usuário pode transformar seu iRobot de US$6.000,00 em um notebook, graças ao processador Pentium II que o equipa. Há também a possibilidade de se acoplar um leitor de CD. Uma mãe menos preocupada pode deixar o robô cuidando do filho que está dormindo. Pela Internet, vendo que o bebê está com sono leve, ela pode então acionar um CD de cantigas de ninar... e continuar na festa. Muita imaginação? Ela ainda será necessária por algum tempo até que os robôs pessoais sejam acessíveis e amplamente úteis no dia-a-dia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos