Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Mais um robô pessoal

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/05/2003

Mais um robô pessoal

A empresa norte-americana Probotics lançou mais um robô doméstico, capaz de executar várias tarefas, controlado a partir de um computador comum. Sua conexão sem fio permite que se comande o robô a distância ou que se agende tarefas a serem executadas posteriormente.

Ainda não há estatísticas disponíveis sobre vendas de robôs pessoais. É ainda difícil mensurar o interesse do público por estes engenhosos equipamentos que, embora ainda caros, estão se tornando cada vez mais úteis. Mas, a se medir pelo interesse das empresas, que lançam um modelo após o outro, o mercado dos ajudantes robóticos deve ser mesmo promissor.

Chamado de Cye, o novo robô recebe comandos de um programa chamado Map-N-Zap, que roda em ambiente Windows. O robô não possui sensores. Mas ele se movimenta com absoluta precisão em resposta a movimentos do mouse na tela do computador. Inicialmente o usuário deve movimentá-lo até que ele toque os objetos do recinto ou a parede. Ao fazer isto, o robô vai mapeando o ambiente. Feita a exploração inicial, ela passa a ser capaz de se mover autonomamente pela casa, sem risco de se chocar com os objetos. Claro, se você mudar algum móvel de lugar, deverá "avisar" ao robô.

O cérebro do colorido Cye é um microcontrolador de 16 bits que roda a 16 MHz. A parte que vai conectada ao PC deve ser ligada à porta serial, uma aposta ruim principalmente agora que o padrão dos novos micros são as portas USB, mais inteligentes e mais rápidas.

Após ter seu ambiente mapeado, o robô é capaz de se dirigir sozinho à tomada mais próxima para recarregar suas baterias, que duram até 2 horas com o robô em movimento. Há ainda dois acessórios opcionais: uma espécie de mesinha, que permite ao Cye levar até você uma xícara de café ou qualquer pequeno objeto, e um braço aspirador, que permite ao robô limpar a casa.

O novo robô custa US$695,00 e está disponível nos Estados Unidos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Computadores
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos