Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô do tamanho de um caminhão militar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/02/2004

Robô do tamanho de um caminhão militar

Quando se fala de robôs, duas imagens geralmente vêm à mente: grandes braços mecânicos, largamente utilizados na indústria, e pequenos e sensíveis robôs movimentando-se por meio de rodas ou pernas. Mas o robô projetado pelos engenheiros da Universidade de Ohio (Estados Unidos) não tem nada a ver com nenhuma dessas imagens.

Pesando 2,5 toneladas e quase três metros de altura, o robô foi construído tendo como base nada menos do que um caminhão militar. Todos os aficionados de robótica conhecem pequenos robôs montados em estruturas parecidas com carrinhos de brinquedo. Mas o TerraMax não tem nada de brincadeira.

Ele foi construído para participar de uma competição promovida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O DARPA Grand Challenge desafia os participantes a fazer seu robô atravessar o deserto de Mojave, de forma totalmente autônoma, sem assistência nem mesmo para reabastecimento. A competição acontecerá entre os dias 8 e 13 de Março próximo.

Os robôs deverão encontrar seu próprio caminho entre as cidades de Barstow, na Califórnia, e Las Vegas, no Arizona, sem qualquer auxílio e desviando-se de todos os obstáculos que encontrarem pela frente. O único equipamento a receber dados externos permitido durante a competição é um GPS.

Seis computadores de bordo, cada um deles não muito diferente de um PC comum, deverão detectar e mapear o terreno à frente, decidindo se deve acelerar, frear, virar ou mudar as marchas.

Será vencedor o primeiro veículo robótico a cumprir o percurso, num tempo limitado a 10 horas. O prêmio será de US$1 milhão, na forma de financiamentos para novas pesquisas e desenvolvimento do robô.

Colocar em funcionamento um robô do tamanho de um caminhão militar não é obviamente, trabalho de uma única pessoa. Além dos engenheiros da Universidade de Ohio, participam do projeto as empresas Oshkosh, o Transportation Research Center, Bendix, Bosch, Raytheon e Honda.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Veículos
  • Motores

Mais tópicos