Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Banryu, um dragão robô de guarda

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/03/2004

Banryu

Quando Yoichi Takamoto, da pequena empresa japonesa Tmsuki, decidiu construir um guarda robótico para sua casa, ele não pôde utilizar a aparência familiar de um cão. A idéia já havia sido utilizada pela Sony, com o seu famoso Aibo. Então ele decidiu desenvolver nada menos do que um "dragão de guarda", ou Banryu, em japonês. Afinal, como ninguém nunca viu um dragão, ele ficou à vontade para dar sua própria interpretação da aparência da fera.

O Banryu mede 90 centímetros de altura, pesa 35 quilos e tem mais de 50 sensores que podem inclusive transmitir um alarme para um telefone celular no caso de uma invasão da residência.

Uma câmera com capacidade de movimentação de 360º envia imagens para uma sala com um receptor apropriado, situado dentro da casa. Mas o Banryu possui ainda sensores que o permitem sentir cheiro de queimado e detectar temperaturas acima de 50º C.

Apesar de seu alto preço, quase dois milhões de ienes, o equivalente a US$17.600,00, a empresa afirma que já vendeu 30 unidades por meio de seu site na Internet.


Fontes: Tmsuki e Asahi Shimbun

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Simuladores
  • Visão Artificial

Mais tópicos