Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Grand Challenge termina em Big Fiasco

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/03/2004

Grand Challenge termina em Big Fiasco

O grande desafio: um veículo robótico percorrer 250 quilômetros por uma área desértica, de forma totalmente autônoma e sem nenhuma assistência humana. O prêmio para o vencedor era de US$1 milhão.

Inscreveram-se concorrentes de todos os calibres: desde inventores caseiros com seus modelos construídos em fundo de quintal, até times de universidades patrocinados por grandes empresas, como Intel e Boeing. Times estes, aliás, nem um pouco preocupados com o mísero um milhão de dólares do prêmio, já que gastaram várias vezes isso para colocar na linha de largada jipes como Hummer e Grand Cherokee, ou mesmo caminhões militares. Todos dotados das mais modernas tecnologias, cedidas por empresas do setor de defesa e aeronáutica ávidas por chamar a atenção do governo para suas últimas soluções tecnológicas.

Mas nada foi suficiente. Alguns concorrentes nem sequer largaram. Outros bateram nos obstáculos poucos metros após a linha inicial. Um deles andou 100 metros e entrou em uma acentuada curva à esquerda; só não atropelou quem assistia ao evento porque todos os veículos possuíam um "botão de pânico", acionado pelo júri quando alguma coisa ameaçava dar errado.

E tudo deu errado. A grande maioria dos veículos simplesmente chocou-se com pedras no deserto ou caiu em buracos. O que mostra o quanto pode ser complicado ensinar a um robô uma tarefa aparentemente simples como dirigir um veículo por uma região desconhecida. Nem os mais modernos sensores e a navegação por GPS, disponíveis para todos os participantes, puderam evitar os choques.

Agora todos os times voltam às pranchetas. Haverá uma nova edição da corrida no próximo ano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Visão Artificial
  • Veículos
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos