Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Nova empresa lança músculos artificiais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/06/2004

Nova empresa lança músculos artificiais

O laboratório SRI International (Estados Unidos) anunciou a criação de uma nova empresa, a Artificial Muscle Incorporated (AMI), para comercialização de músculos artificiais para robótica, uma tecnologia que foi desenvolvida por seus cientistas nos últimos 12 anos.

Os músculos artificiais fazem parte de uma nova categoria de materiais chamados "materiais inteligentes", que se expandem e se contraem de forma similar aos músculos humanos. A empresa emergente recebeu um aporte de capital de US$7,5 milhões de investidores.

Mas os músculos artificiais não se destinam apenas ao campo da robótica. Eles representam uma tecnologia promissora, podendo ser utilizados como alternativas baratas, leves e eficientes a pequenos motores, atuadores, bombas, solenóides, alto-falantes, sensores e geradores utilizados em virtualmente qualquer produto.

O músculo artificial se comporta como um músculo humano, expandindo-se quando submetido a uma corrente elétrica e retornando ao seu formato original quando a corrente é desligada. Ele oferece vantagens significativas em relação às tecnologias tradicionais baseadas no eletromagnetismo, já que são mais leves, menores, silenciosos e poderão vir a ser mais baratos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Músculos Artificiais
  • Robôs
  • Polímeros
  • Biomecatrônica

Mais tópicos