Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Nova plataforma para montagem de robôs é baseada no padrão PC

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/09/2004

Nova plataforma para montagem de robôs é baseada no padrão PC

As empresas Via Technologies e a White Box Robotics uniram-se para lançar uma nova plataforma para a construção de robôs totalmente baseada no padrão PC. Trata-se de um pequeno robô, construído em vários modelos, já com todos os recursos básicos, que poderá ser então programado para tarefas específicas.

O mercado principal visado pelos PC-Bots, como foram batizados os robôs baseados no PC, são outras empresas, que poderão saltar a etapa de desenvolvimento do hardware básico e partir imediatamente para a criação de aplicativos específicos para seus robôs.

Mas a empresa está fazendo um convite também a todos os entusiastas de robótica, convidando-os a construir e "maquiar" seu próprio robô. Para isso foi criada uma seção especial em seu site, onde os aficcionados poderão ter suas "criaturas" à mostra.

Os PC-Bots utilizam a placa-mãe Mini-ITX, fabricada pela Via, uma das menores placas disponíveis no mercado, medindo apenas 17 cm x 17 cm. A empresa lançou recentemente também a Nano-ITX, atualmente a menor placa-mãe do mercado. O robô pode receber todos os periféricos comuns de um PC, como discos rígidos, gravadores de CD, web-cams etc., além de poder dispor, por exemplo, de conexão à rede e Internet sem fio.

As empresas apostam na facilidade de implementação de novas funcionalidades à sua plataforma robótica, uma vez que poderá ser utilizada mão-de-obra, programadores, por exemplo, mais facilmente disponíveis no mercado.

Mas as fabricantes do PC-Bots não fecharam os olhos para quem já desenvolve robôs em outras plataformas, como Basic Stamp, PC104, ISOPOD ou outros. A nova plataforma robótica é flexível o suficiente para poder ser controlada pela maioria dos microcontroladores disponíveis no mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Industriais
  • Computadores
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos