Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô faz retenção de encostas para evitar deslizamentos de terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/01/2005

Robô faz retenção de encostas para evitar deslizamentos de terra

Trabalhar em encostas sujeitas a deslizamentos é um trabalho perigoso. Mas, se ele não for feito, o deslizamento propriamente dito pode causar prejuízos muito maiores e, freqüentemente, a perda de vidas humanas.

Agora, com a ajuda de inovações feitas para o programa espacial europeu, acaba de ser testado com sucesso, na Itália, o Roboclimber, um gigantesco robô de 4 toneladas projetado justamente para fazer o perigoso trabalho de retenção de encostas.

"É maravilhoso ver como esse gigantesco robô opera facilmente em uma encosta super íngreme para manter a segurança da parede rochosa de uma montanha," comemorou Guglielmo Berlasso, coordenador da Defesa Civil na região de Friuli-Venezia. A Itália sofre cerca de 400 deslizamentos de terra todo ano.

"Nós estamos cientes das grandes dimensões desse problema, por isso nós decidimos financiar esse projeto," afirmou Alfredo Sandovar, da Comissão Européia. O robô foi desenvolvido pela equipe do Dr. Roberto Zannini, em colaboração com o laboratório PMARlab, da Universidade de Genova.

Equipado com uma gigantesca perfuratriz de 2.400 Newton-metro de torque, cerca de 80 vezes mais potente do que uma perfuratriz manual, em poucos minutos o Roboclimber fez um furo de 10 metros de profundidade, o primeiro passo no trabalho de estabilização de encostas. O Roboclimber utiliza um sistema de controle remoto sem fios, com câmeras de monitoramento em tempo real, desenvolvido para o controle de robôs no espaço.

O robô é capaz de perfurar buracos de até 20 metros de profundidade e 76 mm de diâmetro em qualquer tipo de rocha. Entre os buracos ele se move utilizando suas quatro pernas com acionamento hidráulico, que também se fixam na rocha por meio de perfuratrizes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Construção Civil
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos