Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Philips apresenta o iCat, seu gato-robô

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/02/2005

Philips apresenta o iCat

Quase todo mundo gostaria de ter em casa um pequeno robô-mascote, que pudesse ajudar nas tarefas mais rotineiras. Embora a Sony já tenha lançado o Aibo há vários anos, nem todos gostam de cães. Para esses, a Philips lançou agora o seu iCat.

O iCat é menos um robô e mais uma interface que promete uma interação quase humana para que se possa executar tarefas como enviar e-mails, acessar as notícias do dia, selecionar suas músicas favoritas, fotos e vídeos. Mas ele é capaz também de guardar sua casa. Já pensou? - um gato de guarda?

O iCat é o primeiro protótipo de um conceito que a Philips está desenvolvendo, chamado "Companheiro Inteligente", que irá funcionar como um acompanhante em casa e facilitar o acesso dos moradores às facilidades do mundo digital da mesma forma que o mouse facilita o acesso a um PC.

Empregando tecnologias como reconhecimento de voz, visão artificial, robótica e animatrônica, o iCat foi construído de forma a ter uma personalidade própria. Ele interage com o usuário de forma natural, entendendo solicitações verbais, dando respostas e reconhecendo rostos e objetos.

Apesar da última palavra em cada uma dessas tecnologias, o que realmente distingue o iCat dos outros robôs de companhia são as suas "expressões faciais". Quando perguntado sobre o paradeiro de um objeto, por exemplo, ele é capaz de indicá-lo com um movimento de cabeça. E, é claro, ele sorri, fica triste, preocupado...

O iCat, que ainda não está à venda, não é um robô autônomo: ele deve ser conectado a um PC pela porta USB. Toda a sua inteligência está em um programa rodando no computador, utilizando também o disco do PC para armazenar seus dados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial
  • Visão Artificial

Mais tópicos