Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô escalador para a construção de aviões

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/04/2005

Robô escalador para a construção de aviões

Embora seja uma das indústrias mais avançadas tecnologicamente, a fabricação de aviões ainda é uma tarefa pouco automatizada, contando com a participação de inúmeros trabalhadores qualificados para a montagem de turbinas e aviões inteiros.

Tentando mudar essa situação, a fundação de pesquisas Fatronik, Espanha, acaba de apresentar seu novo robô escalador, capaz de executar tarefas de precisão mesmo nas superfícies curvas das fuselagens dos aviões. O robô é voltado principalmente para as tarefas estruturais de montagem do avião, como a colocação e soldagem de peças na fuselagem e nas asas.

O robô consiste em uma estrutura leve, facilmente transportável no interior da área de produção, e que consegue operar de forma totalmente autônoma sobre a estrutura do avião que estiver sendo montado. Ele se sustenta por meio de ventosas, podendo operar em qualquer superfície.

O primeiro modelo foi projetado para tarefas de montagem, sendo capaz de furar e rebitar peças, operando a uma taxa de oito pontos de furação por minuto.

O robô incorpora um sistema de visão artificial que lhe dá orientação na área de trabalho, além de ser capaz de alterar em tempo real o seu programa de trabalho, graças a um sistema remoto de controle numérico.

Apesar de ser projetado para a indústria aeronáutica, a plataforma robótica sobre a qual o robô foi montado pode ser adaptada e servir a outros setores, como a indústria naval ou a limpeza de edifícios.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Industriais
  • Robôs Assistentes
  • Robôs Espaciais
  • Aviões

Mais tópicos