Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Esteira robotizada melhora movimentos de pacientes com paralisia parcial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/12/2005

Esteira robotizada melhora movimentos de pacientes com paralisia parcial

Pesquisadores da Universidade do Texas, Estados Unidos, desenvolveram uma esteira ergométrica robotizada, capaz de atender a pacientes com paralisia parcial causada por danos na espinha dorsal. Os resultados são animadores, com aumento da atividade na área do cérebro responsável pelo movimento muscular e pelo aprendizado motor após 12 semanas de treinamento.

O estudo, que será publicado no exemplar de Dezembro da revista Neurorehabilitation and Neural Repair, é o primeiro a demonstrar que o treinamento locomotor ativa partes do cérebro envolvidas com o ato de andar.

Pacientes inteiramente dependentes da cadeira de rodas, após algumas semanas de treinamento, já conseguiram se levantar e começar a treinar os primeiro passos de forma autônoma, fora da esteira robotizada.

A esteira robotizada, batizada de Lokomat, controla os movimentos dos membros de forma autônoma, enquanto o paciente fica de pé sustentado por uma "cadeirinha", semelhante à utilizada pelos alpinistas e praticamentes de rapel. Durante o treinamento, o paciente acompanha seu progresso em um monitor de computador em tempo real.

Como envia informações sensoriais para a espinha dorsal e para o cérebro, a Lokomat ensina ao corpo como voltar a andar. No artigo que será publicado, os cientistas analisam os primeiros testes, realizados com apenas quatro pacientes. A próxima etapa incluirá 25 outros pacientes, com variados níveis de lesão na espinha.

Para ver a Lokomat em ação, veja link no quadro Para navegar, abaixo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs
  • Músculos Artificiais

Mais tópicos