Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robôs saltitantes poderão explorar cavernas e ir a Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/12/2005


A NASA sempre incentivou o desenvolvimento de idéias mirabolantes. Afinal, explorar outros mundos nem sempre é algo que possa ser feito nos moldes que seriam utilizados aqui na Terra. Esse é o papel do NIAC ("NASA Institute for Advanced Concepts"), ou Instituto para Conceitos Avançados da NASA.

Robôs saltitantes poderão explorar cavernas e ir a Marte

Uma das idéias que se destacaram na seleção que o NIAC acaba de fazer, são os robôs saltitantes, criados pelos cientistas Penelope Boston e Steven Dubowsky. Os "ballbots" - robôs-bola - foram inicialmente pensados para a exploração de cavernas, justamente a área de pesquisa da Dra. Boston. Mas a NASA acredita que eles possam ser igualmente úteis na monitoração de áreas contaminadas e até para a exploração de Marte.

Ao contrário dos robôs esféricos tradicionais - que giram pela movimentação de um peso interno - os novos robôs redondos são saltitantes. Eles se deslocam como grilos, passando de um local para outro utilizando o impulso gerado por uma espécie de pistão, localizado em sua base. A grande vantagem é que o novo robô pode se locomover por qualquer tipo de terreno.

Robôs saltitantes poderão explorar cavernas e ir a Marte

A NASA tenciona um dia, quando os robôs estiverem totalmente desenvolvidos, enviar a Marte uma nave repleta com os pequenos robôs esféricos. Cada um sairia saltitando numa direção, cobrindo uma área muito maior do que é possível com os robôs com rodas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Robôs
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos