Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô de carga é uma verdadeira mula mecânica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/03/2006


Mula mecânica

Cachorrão (BigDog) é o nome do novo robô de carga lançado pela empresa norte-americana Boston Dynamics. Burrão ficaria melhor e seria mais adequado tanto à aparência quanto ao serviço desempenhado pelo robô: ele é capaz de carregar mais de 40 quilos.

O quadrúpede tem um andar esquisito - seus "joelhos" são todos voltados para dentro - dando a impressão de duas pessoas carregando uma caixa, uma de frente para a outra. O BigDog mede 1 metro de comprimento, 70 centímetros de altura e pesa 75 quilos.

Mas o protótipo é extremamente eficiente. Ele sobe rampas de até 35º e anda a uma velocidade 5,5 km/h totalmente carregado. O robô é alimentado por um motor a gasolina, que aciona os sistemas hidráulicos das articulações.

Pernas robóticas

As pernas do robô são um avanço à parte, com elementos de absorção de impacto e um sistema que recicla a energia de um passo para o outro: a mesma energia que deve ser absorvida para evitar que o robô caia é utilizada para mantê-lo de pé no próximo passo.

A estabilidade é outro destaque do BigDog. Em um vídeo apresentado pela empresa, o robô em movimento é "chutado" com violência por um operador, mas consegue se reequilibrar sem cair.

Um computador de bordo controla todo o robô, incluindo o deslocamento, o movimento das articulações e uma série de sensores. Os sensores de locomoção incluem medições das posição das juntas, forças das juntas, contato com o chão e carga, além de um giroscópio e um sistema de visão estéreo. Além, é claro, de sensores para as funções internas, como o nível de combustível do motor, pressão de óleo, temperatura etc.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Industriais
  • Robôs
  • Veículos
  • Processos Industriais

Mais tópicos