Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô andarilho quebra recorde mundial de velocidade robótica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/04/2006

Robô andarilho quebra recorde mundial de velocidade robótica

O "RunBot" (robô corredor) ainda não conseguiria bater o recorde olímpico humano dos 100 metros rasos. Mas ele já é o recordista robótico em velocidade, capaz de andar à velocidade de 3,5 pernas por segundo.

Pernas por segundo ainda não é uma unidade que faça parte do sistema internacional de medidas. Mas foi a forma encontrada pelos cientistas para comparar os diferentes robôs, já que cada um tem um tamanho diferente. É uma medida de velocidade relativa, sendo calculada dividindo-se a velocidade (metros por segundo) pelo comprimento das pernas do robô.

O RunBot, de andar simpático (veja link abaixo, no quadro Para navegar), é incrivelmente simples, inclusive no seu controle. O programa que faz o pequeno pernalta de 30 centímetros de altura ser tão rápido é inspirado na forma como os neurônios - as células cerebrais - controlam o movimento nos humanos e nos animais.

O controlador neuronal aprende enquanto anda, o que dispensa a multiplicidade de sensores existentes nos outros robôs andarilhos. Na verdade, ele possui apenas dois sensores, um para detectar quando o pé sai do chão e outro para detectar quando o pé toca o chão.

Recebendo os sinais dos sensores, o controlador neuronal responde da mesma forma que o reflexo de um animal, fazendo com que as pernas se ajustem ao estágio do movimento no qual elas se encontram naquele momento.

Bibliografia:

Artigo: Fast BipedWalking with a Sensor-driven Neuronal Controller and Real-time Online Learning
Autores: Tao Geng, B. Porr, F. Wörgötter
Revista: The International Journal of Robotics Research
Data: 1 March 2006
Vol.: Volume 25 Issue 3
Link: http://www.ijrr.org/contents/25_03/abstract/243.html






Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos