Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô flutua na água e caminha sobre solo firme

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/06/2006

Robô flutua na água e caminha sobre solo firme
O Strider almeja ser um robô prático, que possa ser utilizado tanto para andar sobre a terra, como para flutuar na água.
[Imagem: Chuo University]

Robô prático

mostramos aqui um robô que imita aqueles pequenos insetos que se movem velozmente sobre a água, flutuando graças à tensão superficial da água.

Aquele é um robô de pesquisas, minúsculo, e que, embora seja excelente como demonstração de um conceito, dificilmente encontrará aplicações práticas diretas.

Já o Strider, embora parta do mesmo princípio, almeja ser um robô prático, que possa ser utilizado tanto para andar sobre a terra, como para flutuar na água.

Robô para bombeiros

O objetivo dos pesquisadores da Universidade Chuo, no Japão, é construir um robô para operar em áreas que sofreram calamidades, principalmente enchentes e tufões.

Para ser capaz de levar uma câmera e transmitir imagens para uma central de resgate, o Strider não pode ser pequeno o suficiente para tirar proveito da tensão superficial da água.

Por isso, suas pernas são dotadas de "pés" especiais: eles servem como bóias na água e funcionam como pés mesmo, quando o robô precisa andar sobre solos pantanosos ou sólidos.

Achando o caminho

Os primeiros testes demonstraram uma excelente mobilidade sobre a água, com o Strider fazendo curvas suaves enquanto se movimenta.

O segredo foi copiar exatamente o movimento e o posicionamento dos pés do inseto que serviu de inspiração para a criação do robô.

O movimento em locais sólidos ainda necessita de melhoramentos, mas os pesquisadores acreditam estar no caminho certo. Afinal, para operar em ambientes tão imprevisíveis como aqueles assolados por calamidades, tudo o que não pode acontecer é o robô simplesmente afundar numa poça d'água. E nisso o Strider provou ser super-eficiente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Veículos
  • Exploração Marítima

Mais tópicos