Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô de resgate é capaz de recolher e carregar um adulto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/09/2006

Robô de resgate é capaz de recolher e carregar um adulto

A empresa Vecna apresentou o protótipo do seu robô Bear (urso), destinado a resgatar vítimas em acidentes, desastres naturais e desastres intencionalmente causados pelo homem.

Lembrando um desenho humanóide, o que mais chama a atenção no Bear são suas estranhas "pernas", baseadas em um sistema duplo de esteiras. As esteiras tanto podem ficar apoiadas no chão, permitindo que o robô se abaixe para recolher a vítima, quanto o permitem levantar-se e ficar de pé, graças a um mecanismo de balanceamento dinâmico.

Os braços são acionados hidraulicamente, tornando o robô capaz de erguer uma pessoa adulta com facilidade. Os testes com o protótipo mostraram capacidade para andar com um homem nos braços durante 50 minutos, na posição "de pé".

Os fabricantes planejam aprimorar o Bear para que ele seja capaz de retirar vítimas em casos de acidentes em centrais nucleares ou plantas químicas, no interior de prédios ameaçados, em escombros em locais assolados por terremotos e para uso militar.

O protótipo não é autônomo, ou seja, a energia que o abastece ainda é fornecida por meio de fios. A empresa não revelou como pretende alimentá-lo de forma a dispensar os fios.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos