Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô intestinal é inspirado em lesmas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/10/2006

Robô intestinal é inspirado em lesmas

Os intestinos são um local extremamente difícil para a navegação de dispositivos médicos. É por isso que os colonoscópios, equipamentos atualmente utilizados para exames nos intestinos, causam tanto desconforto aos pacientes. Mas são essenciais em exames que buscam, por exemplo, tumores cancerígenos.

Tentando resolver este problema, cientistas da Universidade Delft, Holanda, foram buscar inspiração nas lesmas para construir um robô que possa ser tão ou mais eficiente do que os aparelhos atuais, sem causar quase ou nenhum incômodo.

Os intestinos possuem uma camada de muco, que pode funcionar como a substância natural expelida pelas lesmas e que permite a sua movimentação. Até agora, os robôs de pesquisa que tentavam navegar nos intestinos de animais, tinham no muco um problema. Eles precisam se fixar, agarrando-se nas paredes do intestino e causando uma dor maior do que os colonoscópios.

O pesquisador Dimitra Dodou resolveu transformar o muco intestinal em aliado, utilizando-o como um lubrificante e até como fixador do robô nas paredes intestinais. Embora a maioria dos adesivos somente funcione em superfícies limpas, Dodou descobriu que um grupo de polímeros, chamados justamente de muco- adesivos, serve bem à tarefa.

Ao contrário das lesmas, o robô intestinal não poderá exercer pressão sobre os intestinos, o que os deformaria e causaria dor. A solução encontrada foi um sistema parecido com sapatas, cada uma deslizando de forma seqüencial; quando todas tiverem se movido à frente, o robô move-se para nova posição, em uma série de movimentos incrementais.

O protótipo do robô deverá ser testado em porcos vivos. O pesquisador alerta que muitos anos de pesquisa ainda deverão ser consumidos até que se tenha um robô aprovado para uso em seres humanos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Micro e Nano Robôs
  • Biomecatrônica
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos