Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô combate infestação de ervas daninhas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/10/2006

Robô combate infestação de ervas daninhas
O robô capinador possui um enorme chapéu, não para se proteger do Sol, para captar a energia necessária para seu funcionamento.
[Imagem: UIUC]

Robô capinador

Pesquisadores da Universidade de Illinois, Estados Unidos, começaram a testar um novo robô movido a energia solar que é capaz de arrancar ervas daninhas e aplicar herbicida exatamente sobre a planta cortada.

Além de eliminar imediatamente a praga, o robô reduz drasticamente a quantidade de herbicida necessária para pulverizar uma determinada área.

O robô tem um sistema de visão artificial estéreo, baseado em duas câmeras, o que lhe dá uma visão de profundidade. Isto permite que ele detecte com precisão a localização de cada planta, calculando exatamente sua distância.

Seu computador de bordo possui um banco de dados com informações morfológicas das plantas, o que lhe permite distinguir entre o que é e o que não é uma erva daninha.

Robô agricultor

Quando identifica a erva daninha, um braço mecânico corta a planta bem rente ao chão; em seguida, outro braço aplica o herbicida exatamente sobre o corte efetuado pelo primeiro braço.

"Esse tipo de aplicação é extremamente efetivo," diz o pesquisador Lei Tian, "porque ele aplica herbicida diretamente na planta, ao invés de espalhar quantidades iguais ao longo de todo o campo."

Embora, no estágio atual, o robô esteja sendo testado apenas para combater infestações de ervas daninhas, no futuro os pesquisadores esperam poder acrescentar-lhe diferentes sensores e câmeras que permitirão seu uso para detectar propriedades do solo e condições das plantas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Visão Artificial
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos