Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô-mastigador vai testar materiais para implantes dentários

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/07/2007

Robô-mastigador vai testar materiais para implantes dentários

Ninguém gosta de ficar sentado na cadeira do dentista. É por isso que os pacientes exigem materiais cada vez melhores: quanto mais durável for o implante em seus dentes, menos vezes será necessário voltar ao consultório.

Robô mastigador

Só que testar como cada material irá resistir a milhares de mastigações e ao contato com os mais diversos tipos de alimentos não é uma tarefa fácil. Pensando nisto, um grupo de pesquisadores da Universidade Bristol, Inglaterra, criou um robô-mastigador.

O Dento-Munch é uma plataforma capaz de reproduzir com grande nível de precisão as diversas tensões e os diversos movimentos da mandíbula humana durante a mastigação.

Como o robô não se cansa, ele pode ficar mastigando durante dias, permitindo que os cientistas avaliem o comportamento de cada material que está sendo desenvolvido. "Sem esse conhecimento o desempenho de longo prazo dos materiais não pode ser avaliado," disse o pesquisador Kazem Alemzadeh à New Scientist.

Implantes dentários

O robô-mandíbula deverá substituir com grandes vantagens, em termos de custos e de tempo, os demorados testes clínicos a que as resinas e outros materiais para implantes dentários são submetidos hoje.

O Dento-Munch é acionado por seis motores elétricos, o que o torna capaz de se mover e girar ao longo de cada um dos três eixos (x, y e z), reproduzindo com precisão os movimentos da mandíbula humana.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Cerâmicas

Mais tópicos