Destaques e Imagens

No branco do Pólo Sul, telescópio começa busca pela energia escura e pela matéria escura

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/03/2007

No branco do Pólo Sul

O Telescópio do Pólo Sul acaba de recolher suas primeiras "imagens", ao fazer uma varredura completa do planeta Júpiter. Imagens está entre aspas porque o SPT (South Pole Telescope), como ele é conhecido no meio científico, não irá fazer fotografias tradicionais.

E, apesar de estar "aquecendo suas turbinas" dando uma espiadinha em Júpiter, o Telescópio do Pólo Sul não está interessado em planetas, e nem mesmo em estrelas e galáxias. Seu objetivo é bem mais ambicioso. Ele pretende responder questões como:

• Qual é a idade do universo?
  • Que tipo de "coisas" formam o universo?
  • Como o universo se alterou no decorrer do tempo?
  • Podemos entender, ou fazer esquemas que mostrem como o universo inteiro funciona?
  • Podemos descobrir alguma coisa sobre como o universo será no futuro?

As fotos que conhecemos consistem na captura de luz com comprimento de onda na faixa visível do espectro eletromagnético. O SPT irá rastrear o céu capturando radiação com comprimentos de onda na faixa milimétrica e submilimétrica, bem acima do que o olho humano consegue enxergar.

Mas é nesta faixa que os cientistas esperam capturar informações inéditas sobre a Energia Escura e a Matéria Escura, componentes do universo ainda misteriosos, cuja presença só pode ser detectada por sua influência gravitacional sobre a matéria comum.

A radiação eletromagnética nesta faixa do espectro é absorvida pela água. É por isso que este é o Telescópio do Pólo Sul: o pólo sul é um local privilegiado para estas observações, não apenas pelo céu extremamente claro, mas principalmente pela baixíssima umidade, que garantirá que o SPT capture a maior quantidade possível dessa radiação.