Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Homem virtual abre novos horizontes no estudo de doenças genéticas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/06/2007

Homem virtual abre novos horizontes no estudo de doenças genéticas

Foi lançado nesta semana, na Universidade de Calgary, Canadá, o mais completo e realista atlas do corpo humano - na verdade um modelo computadorizado 4D que permite que os cientistas e médicos literalmente entrem no interior de seus experimentos. É o mais próximo que já se conseguiu chegar do famoso Holodeck, da série Jornada nas Estrelas.

Batizado de CAVEMan - Homem das Cavernas - o modelo é projetado a partir de três paredes e do chão do laboratório. A resolução é 10 vezes superior a qualquer outro ambiente de realidade virtual existente. O projeto, coordenado pelo Dr. Christoph Sensen, reuniu cientistas da computação, biólogos, matemáticos, médicos e artistas.

O atlas humano 4D foi construído a partir de dados básicos de anatomia, presentes nos compêndios médicos. Os órgãos e sistemas fundamentais do corpo humano foram renderizados em gráficos vetoriais e convertidos para a tecnologia Java 3D. "O CaveMan foi projetado para se parecer com um ser humano real, mas pode também ser redimensionado para qualquer escala que queiramos," diz o Dr. Sensen. "Nós podemos mostrar tudo ou apenas uns poucos componentes selecionados a qualquer momento."

O projeto visa ajudar pesquisadores médicos a investigar a genética de várias doenças e novas formas de tratamento, acompanhar o desenvolvimento de anomalias como lábio leporino e palato fendido, e efetuar treinamento para cirurgiões.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Imagens 3-D
  • Simuladores

Mais tópicos